Receitas > Matérias > Como preparar sua festa junina

Como preparar sua festa junina


Avaliação: / Como preparar sua festa junina23 votos
PiorMelhor 
Por Comida e Receitas

O mês de junho é marcado por comemorações em todo o Brasil. Elas acontecem para homenagear três santos bem populares: São João, Santo Antonio e São Pedro.

Santo Antonio é conhecido por ser o santo dos pobres e casamenteiro, é lembrado no dia 13 de junho, dia em que ele faleceu aos 36 anos. Seus devotos também pedem a ele quando algum objeto é perdido.

São João é o protetor dos hoteleiros, hóspedes e prisioneiros, seu dia é comemorado em 24 de junho, que é a data do seu nascimento, e não de sua morte, como acontece com os demais santos.

São Pedro é padroeiro dos pescadores e muitos acreditam que é responsável pelas chuvas e trovões. Ele foi um dos apóstolos de Jesus e o primeiro Papa. Sua festa acontece em 29 de junho.

A festa junina contém vários elementos bem característicos que fazem dela um momento único, que relembra as tradições da roça, onde as pessoas dançam, se divertem e o melhor: saboreiam quitutes deliciosos!

Conheça um pouco das comidas típicas dessa época e se delicie.

O tradicional doce de leite é feito basicamente de leite e açúcar, é preparado nas versões cremoso, pastoso ou de corte. Pode ser consumido sozinho ou servir de recheio para bolos e tortas.

O milho, que não pode faltar na festa, na espiga ou em grãos, é uma delícia tipicamente caipira que pode servir de base para pratos salgados e doces. Com ele, as receitas tradicionais, como pamonha, curau, bolo de milho ou fubá, canjica e pipoca são feita e adorada por todos!

Com o amendoim é feito a paçoca e o pé de moleque, que não pode faltar. Além dos doces, com esse ingrediente é possível preparar receitas salgadas, como a paçoca de carne e o amendoim para ser servido em saquinhos.

As bebidas típicas, temos o quentão, chocolate quente, vinho quente, que são bebidas servidas em alta temperatura para espantar o frio da época. O quentão pode ser feito sem álcool e o chocolate quente com conhaque, transformando em choconhaque.

Para os lanchinhos e outros quitutes, temos o cachorro quente, crepe, espetinhos, maçã do amor, bolos de sabores variados, que também são servidos na Festa Junina e deixam esse momento ainda mais gostoso.

Para sua festa ficar ainda mais gostosa, decore o lugar, deixando tipicamente junino. Para colocar as receitas, utilize travessas e pratos de barro ou de madeira, para dar um ar mais caipira e rústico.

As toalhas e guardanapos podem ser coloridos e ter estampa xadrez ou florida. Faça bandeirinhas coloridas pequenas com papel de seda, grude em palitos de dente e espete no bolos. Escreva o sabor dos bolos nas bandeirinhas. Já as bandeirinhas maiores são perfeitas para pendurar no quintal e enfeitar o ambiente.

Para sua festa ficar completa e não faltar nenhuma delícia, preparamos um especial de Festa Junina com várias receitas típicas.

Compartilhe em:

Facebook Twitter Pinterest Email

Adicionar ao meu livro de receitas

Comentários
© 2007-2019 Comida e Receitas | A empresa Anuncie Contato Política de Privacidade e Termos de Uso