Receitas > Matérias > Tipos de peixes

Tipos de peixes


Avaliação: / Tipos de peixes67 votos
PiorMelhor 
Por Mariana Cardoso

Nunca é demais lembrar os cuidados que se deve ter na hora de comprar peixes, se não forem manipulados corretamente até chegar ao ponto de venda, os peixes podem se desgradar rápido e se tornar impróprios para o consumo apenas algumas horas depois de pescados.

  • Os olhos devem estar brilhantes e transparentes e as brânquias (guelras), vermelhas ou rosadas.
  • As escamas não podem se soltar facilmente.
  • Peixe fresco não tem "cheiro de peixe", e sim de mar.
  • Odores ácidos ou azedos indicam produtos deteriorados.
  • É fundamental que a carne seja firme e resistente, com o ventre normal, sem estra expostos sobre camadas de gelo.
  • Verifique a embalagem dos produtos congelados: devem ser hermeticamente fechadas e não apresentar gelo por dentro.
  • É melhor adquirir bacalhau e outros peixes salgados em peças inteiras, sem manchas escuras ou avermelhadas na superfície.

Para limpar o peixe inteiro, remova as escamas raspando com o lado sem corte de uma faca, do rabo em direção à cabeça. Faça um talho na barriga para retirar as vísceras e a espinha (se o peixe estiver em filés, puxe as espinhas com uma pinça). Com uma tesoura, corte as barbatanas. Lave bem com água fria, por dentro e por fora.

Relacionamos os principais tipos de peixes de água doce e salgada encontrados no país.

Água doce

Dourado

Conhecido como "rei do rio" é tradicionalmente assado, mas também entra em receitas de peixadas feitas na panela de barro.

Outros nomes: Piraju, Pirajuba.

Lambari

Peixe pequeno de, no máximo, 20 cm. O Lambari frito delicioso quando levemente empanado em fubá, para servir como aperitivo.

Outro nome: Piaba.

Pintado

Um dos peixes mais saborosos dos rios brasileiros, tem carne branca e firme. Inteiro, é preparado assado ou na brasa, com ou sem recheio. Em postas ou pedaços, pode ser frito ou cozido em moquecas.

Outros nomes: Bagre pintado, Caçonete, Surubim pintado.

Tilápia

Se espinhas e com baixo teor de gordura, os filés costumam ser grelhados, assados ou cozidos. Sugestão: Tilápia grelhada com alcaparras.

O peixe Saint Peter (às vezes chamado de Saint Pierre) nada mais é que a tilápia, criada em cativeiro e batizada com outro nome.

Truta

Nutritiva, macia e saborosa, a carne deste peixe criado em regiões montanhosas é vendida crua ou defumada, inteira ou filetada. Em duas receitas famosas, são fritos e servidos os filés de truta com molho de amêndoas ou alcaparras.

Água salgada

Anchova

Inteira, é geralmente assada ou grelhada. As postas e os filés também podem ser grelhados, cozidos, fritos ou assada. Em restaurantes japoneses, é comum encontrar teppan yaki de anchova, peixe preparado em uma chapa bem quente.

Outro nome: Enchova.

Atum

Latinhas de atum em conserva são presentes em quase todas as casas brasileiras. O peixe fresco, muito valorizado e saboroso, não deve ser cozido em excesso, para não ficar duro, por isso, costuma ser grelhado apenas por fora. Ótimo para petiscos ou saladas.

Badejo

A carne densa e saborosa rende postas grossas. Badejo assado ou grelhado fica uma delícia.

Não confunda com o Abadejo, mais fino, geralmente importado da Argentino e vendido congelado.

Cação

A carne firme favorece o uso das postas em receitas de moquecas, peixadas e sopas, como o cação ao molho, mas também é comum na grelha, em assados com molho ou em frituras à milanesa.

Cherne

Peixe de carne branca, úmida e de sabor discreto, vai bem ensopado, preparado no forno ou grelhado.

Garoupa

Outro peixe muito comum em receitas de moquecas e caldeiradas ou de postas assadas no forno. A textura firme permite que seja também grelhado na churrasqueira.

Linguado

Magro e de sabor delicado, costuma ser acompanhado por molho de alcaparras ou de amêndoas depois de grelhado na frigideira. Também existem receitas do peixe à milanesa ou ao forno.

Namorado

Carne branca e suave com filés e postas para assar, fritar ou cozinhar em moquecas e ensopados. Inteiro, vai ao forno recheado de farofa.

Pescada

Com baixo teor de gordura, os filés de pescada branca costumam ser grelhados e servidos em uma refeição light, mas também ficam bons quando fritos ou assados. Mais nobre, a pescada amarela rende filés altos, com poucas espinhas, para grelhar ou assar.

Robalo

Peixe de carne branca, muito valorizado, com textura que se desfaz em lascas depois de cozido. Inteiro ou em postas, é bom para grelhar ou assar.

Salmão

A carne rosada e nutritiva é muito versátil: pode ser assada, grelhada, curada, defumada e até servida crua nos sushis e sashimis da cozinha japonesa, geralmente adquirido em filés ou em postas.

Sardinha

Carne de sabor pronunciado com muitas espinhas, para grelhar (à moda portuguesa), fritar ou fazer em escabeche (marinada com temperos). A versão enlatada entra em receitas como molho e cuscuz.

Vermelho

De sabor delicado, pode ser feito no forno, na churrasqueira, frito ou ensopado. No Nordeste, preparado na brasa, é servido com farofa e molho vinagrete.

Facebook Twitter Google Plus Pinterest Email

Adicionar ao meu livro de receitas

Experimente também
Comentários
© 2007-2017 Comida e Receitas | A empresa Anuncie Contato Política de Privacidade e Termos de Uso